Não há condenação para aquele que,em Cristo, foi Justificado

15:45



Gálatas 3

Ó gálatas
insensatos! Quem os
enfeitiçou? Não foi
diante dos seus olhos
que Jesus Cristo foi
exposto como crucificado?
2) Gostaria de saber
apenas uma coisa: foi
pela prática da Lei
que vocês receberam
o Espírito, ou pela fé naquilo que
ouviram?
3) Será que vocês são
tão insensatos que,
tendo começado
pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar
pelo esforço próprio
[8]?
4) Será que foi inútil
sofrerem tantas
coisas? Se é que foi inútil!
5) Aquele que lhes
dá o seu Espírito e
opera milagres entre
vocês realiza essas
coisas pela prática da Lei ou pela fé com a
qual receberam a
palavra?
6) Considerem o
exemplo de Abraão:
"Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado
como justiça" [9].
7) Estejam certos,
portanto, de que os
que são da fé, estes é
que são filhos de Abraão.
8) Prevendo a
Escritura que Deus
justificaria os gentios
pela fé, anunciou
primeiro as boas novas a Abraão: "Por
meio de você todas
as nações serão
abençoadas" [10].
9) Assim, os que são
da fé são abençoados junto com Abraão,
homem de fé.
10) Já os que se
apóiam na prática da
Lei estão debaixo de
maldição, pois está escrito: "Maldito todo
aquele que não
persiste em praticar
todas as coisas
escritas no livro da
Lei" [11]. 11) É evidente que
diante de Deus
ninguém é
justificado pela Lei,
pois "o justo viverá
pela fé" [12]. 12) A Lei não é
baseada na fé; ao
contrário, "quem
praticar estas coisas,
por elas viverá" [13].
13) Cristo nos redimiu da maldição
da Lei quando se
tornou maldição em
nosso lugar, pois está
escrito: "Maldito todo
aquele que for pendurado num
madeiro" [14].
14) Isso para que em
Cristo Jesus a bênção
de Abraão chegasse
também aos gentios, para que
recebêssemos a
promessa do Espírito
mediante a fé.
15) Irmãos,
humanamente falando, ninguém
pode anular um
testamento[15]
depois de ratificado,
nem acrescentar-lhe
algo. 16) Assim também as
promessas foram
feitas a Abraão e ao
seu descendente. A
Escritura não diz: "E
aos seus descendentes", como
se falando de muitos,
mas: "Ao seu
descendente[16]",
dando a entender
que se trata de um só, isto é, Cristo.
17) Quero dizer isto:
A Lei, que veio
quatrocentos e trinta
anos depois, não
anula a aliança previamente
estabelecida por
Deus, de modo que
venha a invalidar a
promessa.
18) Pois, se a herança depende da Lei, já
não depende de
promessa. Deus,
porém, concedeu-a
gratuitamente a
Abraão mediante promessa.
19) Qual era então o
propósito da Lei? Foi
acrescentada por
causa das
transgressões, até que viesse o
Descendente a quem
se referia a
promessa, e foi
promulgada por
meio de anjos, pela mão de um
mediador.
20) Contudo, o
mediador representa
mais de um; Deus,
porém, é um. 21) Então, a Lei
opõe-se às
promessas de Deus?
De maneira
nenhuma! Pois, se
tivesse sido dada uma lei que pudesse
conceder vida,
certamente a justiça
viria da lei.
22) Mas a Escritura
encerrou tudo debaixo do pecado, a
fim de que a
promessa, que é pela
fé em Jesus Cristo,
fosse dada aos que
crêem. 23) Antes que viesse
essa fé, estávamos
sob a custódia da Lei,
nela encerrados, até
que a fé que haveria
de vir fosse revelada. 24) Assim, a Lei foi o
nosso tutor até Cristo,
para que fôssemos
justificados pela fé.
25) Agora, porém,
tendo chegado a fé, já não estamos mais
sob o controle do
tutor.
26) Todos vocês são
filhos de Deus
mediante a fé em Cristo Jesus,
27) pois os que em
Cristo foram
batizados, de Cristo
se revestiram.
28) Não há judeu nem grego, escravo
nem livre, homem
nem mulher; pois
todos são um em
Cristo Jesus.
29) E, se vocês são de Cristo, são
descendência de
Abraão e herdeiros
segundo a promessa.

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